Vacinas para a gravidez
A gravidez é um momento tão especial para toda a família que está esperando. É um momento de planejar e preparar o nascimento de um filho. Também é importante começar a considerar as etapas que você pode tomar para ajudar a manter você e seu filho protegidos contra doenças evitáveis por vacina agora e ao longo da vida de seu bebê.
Antes de engravidar
Se você planeja engravidar, há coisas que você pode fazer antes e entre as gestações para aumentar suas chances de ter um bebê saudável, como tomar ácido fólico todos os dias, parar de fumar, entre outros assuntos que serão tratados entre você e seu médico ginecologista. As vacinas tem grande importância. Verifique se você está atualizado sobre todas as vacinas recomendadas.
Vacinas durante a gravidez
Quando você se vacina durante a gravidez, não está apenas se protegendo de doenças infecciosas - mas também está transmitindo imunidade diretamente ao seu bebê, oferecendo uma proteção precoce contra doenças graves. Quando uma mulher grávida recebe vacinas, seu corpo cria anticorpos protetores (imunidade contra doenças) e passa alguns deles para o feto que durará até que o bebê esteja pronto para iniciar suas próprias vacinas.
O seu ginecologista pode lhe dizer quais são as vacinas certas para você durante a gravidez, mas a Clínica Imunizzare, segue as recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) que indicam as seguintes vacinas: vacinas contra influenza (gripe) e dTpa (difteria, tétano e coqueluche, também conhecia como tosse convulsa) e hepatite do tipo B.
Vacina influenza
A gripe pode causar sérios problemas de saúde para mulheres grávidas e seus bebês. Se vacinar contra a gripe durante a gravidez é seguro e mantém mãe e o bebê protegidos contra sérias complicações de saúde.
Vacina tríplice bacteriana acelular (dTpa)
A coqueluche (também conhecida tosse convulsa ou "tosse comprida") pode causar doenças graves em pessoas de todas as idades, mas é particularmente perigosa para os bebês. É por isso que as mulheres grávidas são recomendadas a receber a vacina durante o terceiro trimestre de cada gravidez (a partir da 20ª semana de gestação).
Vacina hepatite B
Como muitas pessoas não sabem que estão infectadas pelo vírus da hepatite B e como uma criança pode contrair a doença ao nascer de uma mãe infectada. todas as gestantes devem realizar a vacina contra hepatite do tipo b.
Preparando-se para o seu novo bebê
Visite a seção Bebês e Crianças para saber mais sobre a importância de vacinar seu filho de acordo com o esquema de imunização recomendado.